27 Cosmetic Enhancements de Copywriting

27 Cosmetic Enhancements de copywriting!

Cosmetic Enhancements são melhorias ou elementos que podes usar na copy das tuas páginas (digitais ou físicas) para destacar ou chamar a atenção para uma determinada palavra ou zona de texto.

São bastante úteis e podem ajudar a fazer a diferença na conversão, porque prestam auxílio àquelas pessoas que leem na diagonal ou que fazem “skim” e procuram apenas ler a informação mais importante para elas.

Bora lá percorrer estes 27 Enhancements?

Table of Contents

#1 – Negritos

Usar negritos destaca palavras e frases na copy e ajuda o leitor a captar as partes mais importantes da mensagem que queres transmitir.

Além disso reforçam ideias e pensamentos na mente do leitor.

#2 – Bordas

Colocar bordas em zonas da tua copy vai ajudar a captar a atenção, e devem ser usadas em gráficos, fotos, ilustrações, testemunhos ou cupões no caso de formato físico.

#3 – Capitalização

Deves recorrer à capitalização em 1 ou 2 palavras que queiras destacar, por exemplo num subtítulo ou CTA (Call to Action).

Não deves usar a capitalização em frases inteiras, para não dar a sensação que estás a GRITAR com as pessoas que estão a ler a tua página.

#4 – Legendas

As legendas devem ser usadas em vídeos e abaixo ou ao lado de gráficos, ilustrações, tabelas e fotografias e imagens.

Ajudam a pessoa que está a ver o vídeo a assimilar o que realmente a pessoa está a dizer e a manter o foco.

Além disso, muitas pessoas veem os vídeos de páginas ou mesmo de anúncios nas redes sociais, em mute (sem som), por isso é mesmo importante teres legendagem.

No caso dos gráficos e ilustrações, as legendas ajudam a descrever e a explicar o que se pretende transmitir.

#5 – Desenhos, cartoons e caricaturas

São os “copy cosmetics” menos usados, talvez porque as pessoas pretendem transmitir sobriedade e profissionalismo, mas a verdade é que, quando bem usados, são muito eficazes a captar a atenção do leitor e aligeiram a copy.

27 Cosmetic Enhancements de copywriting! - MN Digital

#6 – Cores

A cor é um elemento importante, mas deves ter o cuidado de não tornar a página num “arco-íris” …

Azul e cores suaves relaxam a leitura, enquanto vermelhos e outras cores quentes conferem e transmitem energia, ajudando a captar a atenção e foco.

Normalmente, as cores quentes devem ser usadas quando queremos transmitir urgência ou escassez, ou mesmo uma rebaixa de preço, mas também podem ser usadas em outros contextos, como para evidenciar e reforçar uma dor do avatar.

Uma coisa que podes fazer nas tuas páginas é o “reverse print” para destacar outras partes da copy.

Era algo muito usado nos jornais (hoje em dia confesso que não encontro isso e talvez tenha entrado em desuso).

E consiste na troca de cor de letra vs fundo, por exemplo, numa página de fundo branco com letras a preto, inverter uma palavra ou frase curta para letras brancas e fundo preto.

#7 – Colunas

Colunas com 50 a 70 caracteres são mais fáceis de ler, do que as “wide colums” (quando o texto vai de uma extremidade da página à outra).

Repara que muitos jornais e revistas usam esta técnica de ter 2 colunas lado a lado, pois ajuda o copy a “respirar” e retira alguma sensação ao leitor de que tem muito para ler.

Ou seja, deves repartir o texto em colunas quando este é de facto grande.

#8 – Drop Caps

Já foram bem mais usados do que nos dias de hoje, mas ainda assim de vez em quando ainda se encontram.

É este pormenor da primeira letra do parágrafo “J”.

Ajudam a captar a atenção e levam a pessoa a começar a ler o texto.

Devem ser usadas no início de uma página, ou no início de uma secção com informação importante.

#9 – Tipografias

Para melhor leitura possível, deves usar as Serif  Fonts:

  • Times Roman e Courrier para impressão em papel
  • Sans-serif Fonts para páginas online.

 

Podes usar “handwriting fonts” para dar personalidade e destaque a uma frase ou palavra.

#10 – Highlighting

É a técnica de “passar o marcador” por cima de frases ou palavras (muito usado em destaque de testemunhos).

Normalmente usa-se o amarelo e não deves exagerar, caso contrário nada se destaca.

#11 – Indenting

É a técnica de recuar parágrafos.

Torna a leitura mais fácil e ajuda a quebrar copy longo.

Eu prefiro que as páginas online tenham mais espaçamento entre parágrafos em vez de usar o “indenting”.

#12 – Itálico

Dá enfase a palavras ou parágrafos curtos, para dar intensidade à copy.

#13 – Justaposição

Normalmente, parágrafos justificados tornam-se mais difíceis de ler e por causa disso não deves usá-lo em páginas de venda, sendo que a exceção à regra é no caso de usares colunas de texto. Aí o texto das colunas deve estar justaposto.

#14 – Espaçamento entre linhas

É muito importante que mantenhas um bom espaçamento entre linhas para conferir uma melhor experiência de leitura.

Se usares parágrafos curtos, o espaçamento entre linhas pode ser menor (1 mm a 1.3 mm), mas se usares parágrafos longos, então deves procurar dar mais espaçamento entre as linhas.

#15 – Bullet Points

Se me segues há algum tempo, já te deves ter apercebido que sou fã das bullet points (listagens).

Estas podem vir com pontos, números ou com vistos tipo checklist em zonas da tua copy que precises poupar palavras e simplificar a linguagem.

Além disso, são extremamente uteis para, em poucas linhas, evidenciar todas as características e benefícios de um produto ou serviço.

#16 – Personalização

Esta técnica de copy cosmetic é crítica, pois aumenta significativamente a taxa de resposta do cliente, e isso vai muito além de usar o nome da pessoa no início de uma carta ou email (assunto, corpo).

#17 – Fotos e ilustrações

Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras…

E a verdade é que, muitas vezes, olhar para uma imagem que demonstre claramente uma mensagem, poupa tempo a quem escreve a copy e a quem a lê.

Então pode dizer-se que uma imagem ajuda a simplificar a mensagem, captar a atenção e interesse de quem lê.

Se a isto adicionares legenda, consegues captar ainda mais atenção do leitor.

#18 – Screen Tints

Semelhante ao reverse print, mas neste caso é o uso de uma outra cor leve sobre o texto.

#19 – Frases e Parágrafos curtos

Ajuda a que o leitor continue a ler.

Se apenas usares parágrafos longos, tens muito menos quebras e a leitura torna-se pesada e maçuda, o que funciona como um turn off para a pessoa que entra na página ou abre uma carta.

#20 – Sidebars

As barras laterais são úteis para acompanhar a copy principal da página.

Por exemplo: referires determinada vantagem/benefício do teu produto e na barra lateral podes ter um testemunho relacionado com essa copy.

#21 - Doodles

Copy doodles são elementos que simulam um rabisco.

Captam a atenção dos olhos para áreas importante do copy, criam um estímulo visual e cria a sensação de personalização na leitura.

27 Cosmetic Enhancements de copywriting! - Marco Nogueira Marketing Digital

#22 – Notas

Simular a escrita à mão (handwriting) nas margens da página dá a sensação de personalização, gera interesse e convida à leitura do texto.

Repara como foste logo ler o que está aqui na margem do texto…

“É a algo deste
género que me
refiro!”

#23 – Carimbo

Usar carimbo como TOP SECRET ou outros, aumenta a curiosidade e a taxa de abertura (ou de entrega do estafeta, se estivermos a falar de um envelope físico que envias a alguém).

#24 – Subtítulos

Quebram o copy longo e aliviam a vista.

É crítico para aquele tipo de pessoas que lê na diagonal e por isso deves ter vários subtítulos nas tuas páginas.

Podes ver exemplo disso em praticamente todos os artigos deste blog.

#25 – Caixas de texto

As caixas de texto são na sua essência parágrafos pequenos com bordas e ajudam a concentrar a atenção da pessoa para esse ponto da copy.

#26 - Underscoring

Sublinhar palavras ou frases importantes da tua copy vai ajudar a realçar e é importante para captar o olhar daqueles que leem na diagonal.

#27 – Espaços em branco

É importante para a experiência de leitura da tua página.

Demasiado espaço branco perdes “valor”.

Se não deres espaço suficiente tornas o conteúdo difícil de ler.

Deves deixar espaço vazio à volta dos títulos.

Conclusão

Estes são 27 Cosmetic Enhancements de copwriting que podes usar nas tuas páginas online, cartas e brochuras físicas.

Obviamente, não faz sentido aplicares todos numa só página ou carta…

Deves fazer testes para perceber quais é que fazem a tua página ou carta ter mais conversões.

Por vezes pequenos enhancements são o quanto baste para melhorar os resultados.

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Marco Nogueira

Apaixonado por Marketing Digital e E-Commerce, ajuda pequenas e médias empresas a lançar o seu e-commerce e alcançar resultados com marketing digital.

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