O que é a API de conversão do Facebook
Neste artigo do blog, vou analisar alguns conceitos importantes sobre o CAPI (API de Conversão Facebook).
Vou tentar explicar de forma simples o que é, como funciona, quais os benefícios da sua implementação e quais as principais diferenças em relação à implementação convencional do Pixel.
Tabela de Conteúdos
O que é o CAPI (API de Conversões Facebook)?
Quanto melhores os nossos dados, melhor será o nosso ROI (retorno sobre o investimento).
Conversões são ações ou eventos dos utilizadores, que acontecem dentro e fora do nosso website.
Esta conversão pode ser, por exemplo, uma compra ou uma lead. Como o foco deste blog é o marketing digital e e-commerce, assumo que trabalhas em e-commerce, tens ou estás a pensar ter uma loja online, por isso vou restringir-me a eventos de compra (purchase).
Quando um cliente compra numa loja online, é acionado um evento de conversão “compra/purchase”.
A API de Conversão Facebook é um meio seguro para um anunciante, ou parceiro deste, enviar dados de conversão diretamente para o Facebook.
As conversões são associadas a uma pixel e processadas como eventos de pixel no browser.
Isto significa que são usadas na medição, relatórios e na otimização de igual modo aos eventos de pixel no browser.
Como funciona a API de Conversão Facebook?
Por norma, os eventos de conversão que ocorrem numa loja online, são enviados a partir do código pixel instalado no site, para o navegador/browser, que por sua vez transmite/partilha essa informação com o Facebook.
Com as recentes repercussões do escândalo British Analytica, e a exposição de dados dos utilizadores do Facebook a terceiros, os navegadores (Google, bing, mozila, safari…) passaram a implementar medidas que “protegem” a informação das ações/atividades que os utilizadores praticam nos websites.
Desta forma, fica mais difícil, porém não impossível, das lojas online transmitirem essa informação ao pixel e, consequentemente, ao Facebook, por já não permitirem cookies de terceiros.
Espera-se que os principais browsers limitem completamente, e de forma definitiva, a utilização de cookies até 2022. Daí ser tão importante começar já a os dados de primeira pessoa (First-Party Data).
Se não estás familiarizado com os First-Party Data, criei um artigo que descreve exatamente do que se tratam. Consulta aqui o artigo First-Party Data.
Ora, a restrição de informação providenciada ao Facebook veio acionar os alarmes dos anunciantes e gestores de tráfego de todo o mundo, pois isso implicaria que a recolha de dados não seria tão eficiente, e esperava-se, portanto, uma quebra brutal na performance de campanhas online dentro do universo Facebook.
Resumindo, menos dados igual a menos performance. Menos performance, igual a menos ROAS. Menos ROAS igual a menos ROI. Menos ROI igual a sarilhos, quer para os profissionais de marketing digital cuja função é apresentar resultados, quer para o negócio em si.
Felizmente o Facebook encontrou uma solução para minimizar o impacto desta medida, ao criar a API de Conversões Facebook.
Com a API de Conversão Facebook, os eventos de conversão que eram enviados do pixel para o browser e posteriormente para o Facebook, passaram a ser enviados do servidor onde está alojada a loja online, diretamente para o Facebook.
Claro que isto só é possível se o anunciante possuir todos os direitos e permissões do utilizador para partilhar os seus dados com terceiros.
Benefícios da API de Conversão
Controle de dados
- Mais controlo sobre os dados que partilhas e quando os partilhas
- É possível o anunciantes escolher enviar informações sobre pontuações do valor do cliente
Compartilhamento de dados mais fidedignos
- Como os eventos são registados ao nível do próprio servidor, e não a partir de um browser, os dados tornam-se mais confiáveis e fidedignos pois falhas de browser ou falhas de conectividade deixam de ser um problema.
Visão total de todo o funil
- Os anunciantes passam a ter mais dados a usar na publicidade, do que aqueles que conseguem ter com o convencional ação de Pixel-browser, operando a um nível mais fundo do funil com dados de clientes de maior AOV (average order value) e LTV (life time value).
Qual a diferença na forma de implementação CAPI vs Pixel?
O Pixel é um trecho de código Java que é fornecido pelo Facebook e que apenas temos de copiar e colar no header do website ou loja online.
Este código (Pixel) serve para rastrear as ações/eventos que os utilizadores fazem dentro e fora do no site, como por exemplo, visualização de pagina, registos ou submissão de formulário, adições ao carrinho, início de checkout, compra e outros.
Isto é especialmente importante para fazer campanhas de remarketing nas quais impactamos utilizadores que de uma forma ou de outra já interagiram com o negócio.
Um exemplo deste tipo de campanha é uma cujo o target são pessoas que viram ou adicionaram produtos ao carrinho nos último 7 dias mas não compraram. O objetivo da campanha será convencer estas pessoas a finalizar a compra.
Por outro lado, a integração direta da API de Conversão Facebook exige que isto seja feito de forma completamente manual, ou seja, o programador tem de criar código para implementar a Conversão API e que envie eventos e parâmetros.
Se estás a ler isto e estás a pensar “Não percebo nada de programação. Estou tramado!”, eu sinto a tua dor…
De facto isto torna o jogo um pouco mais desafiante e dispendioso, já que provavelmente terás de contratar serviços de um programador, e este pode demorar meses a entregar-te a solução do problema, pois é provável que estejas bem lá no fundo da lista de prioridades.
A outra grande diferença, como referido lá atrás, é que o Pixel é executado ao nível do browser, enquanto que a CAPI (API de Conversões Facebook) tem de ser implementado num servidor.
Opções de integração
Existem algumas formas de proceder à integração da API de Conversão Facebook.
Podes fazer uma conexão direta, e esta é a forma recomendada pelo Facebook, pois assim tens mais controlo sobre quais os dados que partilhas com o Facebook.
Lembra-te que tens de informar os clientes que entram no teu site, que estás a rastrear o que fazem no site, devendo mesmo ter tudo isto bem explícito na seção de Política de Privacidade do teu site.
Se ainda não o fazer, muito cuidado, pois estás a infringir o RGPD.
Esta conexão requer que saibas código ou tenhas um programador na tua equipa.
Nem sempre estas opções são possíveis ou exequíveis, pelo que podes optar por solicitar ao Facebook que faça essa implementação através de um parceiro certificado.
Podes ainda recorrer à equipa que desenvolveu o teu site, que certamente tem um custo associado.
Cuidados a ter
Toma nota que a implementação da API de Conversão Facebook deve ser feita como suplemento à utilização do Pixel.
O Facebook não aconselha que se use apenas a CAPI em detrimento da utilização do Pixel.
Outro ponto muito, muito importante, é assegurar que um mesmo evento de conversão, por exemplo uma compra, não seja registado duas vezes, uma pelo Pixel e outra via CAPI, pois isto pode originar que tenhas dados em duplicado.
Ou seja, podes estar a analisar uma campanha que te gerou 100 conversões, quando na verdade apenas te gerou 50 conversões, e isso vão influenciar diretamente a análise dos teus KPI’s e as tuas ações em relação a essa campanha.
“Basicamente”, aquilo que deve acontecer é que o ID de uma conversão são igual no Pixel e na CAPI, quando têm origem num mesmo utilizador e espaço temporal.
Para mais informação, deves consultar a página de Facebook for Developers e a página de Centro de Ajuda do Facebook, e explorar toda a informação a respeito deste tema.
Felizmente, o Facebook possui uma rede considerável de parceiros para os quais existem plugins para implementação da API de Conversão Facebook, e isso facilita muito a vida de muitos empreendedores.
Se a tua loja online estiver construída num destes parceiros, ou estiveres familiarizado com o Google Tag Manager (GTM) estás com sorte, pois o Facebook simplificou o processo.
Segue as instruções:
1 – Vai até ao teu Facebook Business Manager e clica sobre “Events Manager”
2 – Escolhe o pixel que pretendes e clica em “Settings”
3 – Faz scroll down até encontrares “Conversions API” e clica sobre “Choose a partner” (escolhe um parceiro).
4 – Seleciona o parceiro e depois segue os passos tal como o Facebook vai instruir.
Espero que este tenha sido um conteúdo esclarecedor, enriquecedor e sobretudo que sintas que o tempo que levaste a ler este artigo tenha sido de utilidade.
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