Marketing na Era Web 3.0

marketing na era web 3.0

Marketing na Era Web 3.0

Marketing na Era Web 3.0

Marketing é algo que sempre existiu, embora não tivesse este nome. Sempre houve alguém a querer vender alguma coisa a outra pessoa. (podes ver este artigo para encontrares 6 estratégias de marketing para venderes mais)

Com início da era industrial, a massificação da produção e as máquinas de impressão, o marketing ganhou destaque na forma como as empresas e particulares faziam negócio e transmitiam uma mensagem ao mercado, fomentando a “necessidade” de as pessoas terem o produto A ou B em suas casas, nos seus escritórios, nas suas empresas.

Depois surgiu a Internet e uma nova revolução no mundo (1992) dos negócios, e não só, que levou a uma nova transformação no marketing.

Philip Kotler, pai do marketing contemporâneo, diz que marketing é a ciência e a arte de explorar criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um Público-alvo com vista à obtenção de lucro.

Pessoalmente sinto que esta definição de marketing é “out dated” e, se me perguntarem o que é marketing eu respondo: marketing é um mix entre ciência e arte que transporta a civilização humana para o próximo passo evolutivo.

Isto, porque o marketing não tem de ser apenas usado para obtenção de lucro (embora seja muito importante), e sem as ferramentas do marketing tudo aquilo que é em prol da evolução humana demoraria muito mais tempo a tornar-se uma realidade no quotidiano de cada um de nós.

O marketing fez nascer o conceito de web 3.0 e será o marketing a disseminar esta nova era da web.

Nesta apresentação vou tentar responder algumas perguntas, tais como:

  • o que é a web 3.0?
  • como será feito o marketing na era 3.0 da web
  • quais serão os maiores desafios que as empresas e marketers se terão de transpor?
  • Como terá de ser o profissional de marketing na era web 3.0?

Bora lá descobrir?

Tabela de Conteúdos

O que é web 3.0?

O que é a web 3.0?

Para melhor explicar o que é isto da web 3.0 temos primeiro que explorar os antepassados da Internet.

Tudo começou com a web 1.0, ou seja, quando a Internet surgiu e ficou à disposição de qualquer um que tivesse acesso a ela (1992).

Na web 1.0, a norma eram páginas estáticas com informação (em texto ou com ilustrações).

Depois surgiu a web 2.0 na qual a palavra de ordem foi é interação. Apareceram as primeiras redes sociais as primeiras networks os blogs, etc.

Agora estamos na passagem da web 2 para a web 3.0 e, a principal característica da web 3.0 é a descentralização.

A web 3.0 é o próximo passo evolutivo da Internet e será pautada por tecnologia de web semântica que permitirá que as pessoas criem armazenamento de dados na web (conceito cloud), construam vocabulários e escrevam regras para lidar com esses dados, permitindo que estes sejam utilizados e partilhados mais facilmente com outros programas comunidades empresas e organizações (tecnologia Blockchain).

Posto isto, cada vez mais a cooperação andará de mãos dadas com a descentralização.

Além da tecnologia da web semântica, algo que será intrínseco da web 3.0 é o uso da inteligência artificial e do “machine learning”.

Como será feito o marketing na era web 3.0?

O web marketing (marketing digital) tem de ter os olhos postos na tecnologia e novas tendências, de consumo de forma constante.

Por isso, vai deixar de se operar apenas por via de sites, lojas online, funis, motores de busca e redes sociais.

No web marketing 3.0 seremos capazes de proporcionar experiências únicas e altamente envolventes ao nosso Avatar.

Imagina: realidade virtual, realidade aumentada, hologramas e sensações do mundo real (tato, odor, frio e calor.…) transportadas para o mundo virtual da web 3.0.

Isto trará consigo uma porta que abre um novo mundo de oportunidades para os profissionais de marketing.

Os dados que teremos ao nosso dispor serão tão pormenorizados que saberemos (algoritmos), por exemplo, se a pessoa gosta mais da cor lilás e menos da cor verde, e o nosso site, a nossa página de captura, a nossa página de vendas ou a nossa loja online terá os CTA’s nessa cor, apenas para essa pessoa, enquanto para outro grupo de utilizadores vai mostrar a cor verde, se esta for a sua favorita, ao mesmo tempo.

Os negócios de restauração, por exemplo, poderão ter dados que permitam saber se a pessoa que visita o espaço virtual gosta mais de carne de bovino e, assim, este vai mostrar mais pratos de bovino do que de frango ou suíno.

Se o algoritmo tiver dados que mostrem que a pessoa gosta mais de vinho branco, do que tinto, e que aprecia mais determinas castas, o site poderá mostrar vinhos que potencialmente agradem mais a essa pessoa.

As lojas online de vestuário, poderão, ao mesmo tempo, mostrar roupas de um estilo arrojado para um grupo de pessoas e um estilo clássico para outro grupo.

É surreal, mas é isso mesmo que vai acontecer no web marketing 3.0!

A inteligência artificial tem em si o papel principal, devido aos biliões de “touchpoints” que existirão.

Será capaz de melhor compreender o comportamento humano e a sua forma de pensar, indivíduo a indivíduo, quando exposto a um determinado estímulo (visual olfativo sonoro etc)

A tecnologia blockchain (usada para as cripto moedas e NFT’s) será um novo normal, precisamente porque é aquela que descentraliza a informação, permitindo as pessoas efetuarem pagamentos, troca de informação e produtos digitais, sem a necessidade de outros agentes.

No limite, os maiores visionários desta tecnologia, sonham com o fim das instituições bancárias, pelo menos da forma como existem nos dias de hoje.

Sem estes centros de informação, e com os dados à disposição global, deixará de haver o risco de falhas nos servidores, simplesmente porque eles deixarão de existir.

Claro que isto levanta algumas reservas em relação aos dados privados e o direito à privacidade dos utilizadores da web 3.0, mas há quem diga também que isso é um não problema, por que deixará de ser possível a existência de fraude, usurpação de identidade e até mesmo de contrafação, precisamente por causa dos NFT’s.

“blockchain technology is about getting rid of the centralized system and creating an open ecosystem that would reinvent the digital marketing industry”.

Desafios para empresas e profissionais de marketing na era web 3.0!

As marcas ou negócios operam no mundo físico e no mundo digital, ou pelo menos deveriam…

[Side note: É incrível pensar que estamos a entrar na era 3.0 da Internet, e ainda existem negócios que nem na web um estão…]

Terão agora de passar a operar também no Metaverso (sim… Já não é só ficção da Marvel).

E lembrando tudo aquilo que falei até agora, ISTO vai implicar que negócios, marcas e organizações, tenham de:

  • ser altamente transparentes;
  • 100% focadas no Avatar;
  • adaptar-se à blockchain;
  • aceitar e disponibilizar pagamentos em cripto moeda e NFT’ss;
  • criar modelos 3D, realidade virtual, realidade aumentada e hologramas (e não só para e-commerce)

Eventos, reuniões e sessões de grupo, deixarão de ser transmitidos no streaming de hoje, podendo mesmo ditar o fim de ferramentas como o YouTube ou o zoom por exemplo.

O conceito da ubiquidade (estar presente em vários sítios ao mesmo tempo) será uma realidade, e não apenas um milagre que atribuímos ao padre Pio, ou algo que acontece apenas nos cinemas.

Então, os profissionais do web marketing 3.0 terão de:

  • estar atentos e abraçar o quanto antes estas novas tendências, e adaptar-se àquilo que será a forma como os utilizadores interagem na Internet 3.0;
  • ser ultra competentes na forma como usam os dados dos utilizadores e toda a informação descentralizada da blockchain em prol dos negócios e organizações que representam;
  • otimizar o “user experience”, olhar para as novas métricas de marketing (tamanho da comunidade; preço do NFT; valor da cripto usada), pois acredito que no futuro da web 3.0 deixará de haver a necessidade de ter especialistas em “carregar nos botões”, devido ao avanço tecnológico das ferramentas de anúncios (se olharmos para o que a Google e o Meta estão a fazer às plataformas de anúncios, percebemos que o objetivo é cada vez mais menor intervenção humana possível)
  • criar conteúdo de grande valor para o Avatar e não apenas criar para alimentar a rede digital e aparecer nos SERP’s
  • ganhar prática e mestria nos anúncios do Metaverso;
  • aplicar mais foco e esforço e investimento na criação de uma comunidade, marketing de afiliados e embaixadores (muito mais do que influenciadores)
marketing na era 3.0 Marco Nogueira Blog

Conclusões finais.

Cada vez mais o profissional de marketing deverá deixar de ser um executante, passando a ser o estratega, aquele que pensa de forma estratégica no marketing e no negócio de uma empresa ou organização.

Pois a inteligência artificial será, no futuro, capaz de ser ela a carregar nos botões, cabendo ao profissional de marketing acompanhar, monitorizar, e olhar de forma crítica e analítica para as métricas, assegurando principalmente que a comunidade do negócio está plenamente satisfeita.

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Marco Nogueira

Apaixonado por Marketing Digital e E-Commerce, ajuda pequenas e médias empresas a lançar o seu e-commerce e alcançar resultados com marketing digital.

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Sobre mim...

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