O que é Storytelling?

O que é Storytelling - Marco Nogueira Blog

O que é Storytelling?

De certo, já ouviste falar de Storytelling e de como negócios, mas as e pessoas devem aplicar o Storytelling nos seus negócios para cativar e reter a atenção e interesse das pessoas.

Mas se te perguntarem “O que é Storytelling”, vais saber responder com 100% certeza?

É exatamente essa pergunta que procuro responder neste artigo, e espero que fiques esclarecido de uma vez por todas.
Vamos lá?

Tabela de Conteúdos

Como começou o Storytelling

Onde tudo começou.

Desde os primórdios da civilização humana que nos conectamos com histórias.

As histórias têm o poder de sobreviver no tempo, até mesmo por milénios (já ouviste falar na bíblia?)

Na Grécia antiga, os filósofos contavam histórias de Deuses, lendas e mitos aos seus pupilos, na ideia de transmitir uma mensagem, uma ideia (ou ideologia), ou uma moral.

É graças aos registos históricos de dramaturgos, poetas e historiadores que hoje sabemos ou temos uma ideia de como eram as civilizações antigas como o Grande Império Romano ou mesmo os Sumérios, considerados a primeira civilização humana.

Todas elas, de uma forma ou de outra, criaram identificação, ou até mesmo sentimentos por alguns dos personagens, seja ódio, raiva, pena, empatia, compaixão, veneração…

Há quem diga que é impossível não ter sentimentos positivos até mesmo pelos maiores vilões da história, desde que conheçamos a sua história (sim… até o Hitler tinha amigos e criou uma legião de fãs com o seu livro Mein Kampf).

Então, o ponto chave de contar uma história (Storytelling) fazê-los querer saber mais. (eles = nosso avatar)

Criar uma relação com os seguidores, fãs e clientes que crie uma conexão emotiva, intelectual ou de outro tipo.

Como se faz Storytelling

Porque é tão importante o Storytelling e o “querer saber mais”?

Todos sabemos o que é não querer saber.

Quantas vezes estás em frente à televisão a fazer zapping, ou nas redes sociais a fazer scroll até ao infinito, e de repente, por algum motivo paras e ficas retido a ver do que se trata, mesmo que o vídeo esteja quase no fim (no caso da televisão), porque algo te interessou.

Há uma grande probabilidade que isso não tenha sido apenas o acaso, mas sim a forma como a história está a ser contada.

Mas, existe um outro ponto chave no Storytelling, e esse ponto é “não dar pelo tempo passar”.

Quantas vezes te sentas no café com um amigo e a conversa flui de tal forma que, quando te dás conta, horas passaram?

Mas, porque é que isso acontece?

Obviamente que existe toda uma explicação cientificamente mais aprofundada que te explica como as diferentes partes do nosso cérebro reagem e como isso ativa as sinapses, mas isso deixo para quem realmente sabe falar disso…

William Archer (dramaturgo escocês do século 19) disse: “Drama is Antecipation mingled with Uncertanty”, em português “Drama é Antecipação misturada com Incerteza”.

Quando contas uma história, constróis antecipação (gatilho mental), fazes a outra pessoa querer saber o que vai acontecer a seguir?

Mais importante ainda… fazes a outra pessoa ficar ansiosa por saber como é que a história vai acabar? Constróis verdadeiros conflitos ou desafios na tua história, com verdades que causam dúvidas em relação ao desfecho?

É esta antecipação que nutre o Storytelling, nos faz ficar agarrados a uma história e querer saber mais.

Retenção de clientes com Storytelling

Como é que o Storytelling ajuda na retenção de seguidores e clientes?

Contar a nossa história faz-nos falar com o coração, e quando o fazemos, o recetor percebe isso, independentemente da capacidade gramatical ou dramaturga que nos seja completamente ausente.

Ao perceber que a nossa história é real e autêntica, o recetor consegue identificar-se e relacionar-se com ela, e aí conseguimos alcançar o querer saber mais.

É por isso que é tão importante o nosso Storytelling ser genuíno, mostrando aquilo que verdadeiramente acontece nas nossas vidas ou na “vida” de uma marca.

Isso implica mostrar o bom e o mau.

Mostrar que não somos os melhores, os imaculados, os intocáveis, os sem defeitos… a quem tudo corre às mil maravilhas.
Devemos sim, mostrar que também erramos, cometemos algumas falhas ou cometemos injustiças. Afinal de conta somos humanos e tentamos emendar as falhas e aprender com os erros.

Tudo isso ajuda a criar relações com o outro.
É isso mesmo o core do Storytelling.

Storytelling é muito mais do que informação

Então, em vez de comunicarmos com o nosso avatar para dizer “Olá Joaquim! Vê aqui os novos produtos da loja online”, ou “Olá Catarina! Compra agora com 20% de desconto”, que é meramente dar uma informação e esperar que ele compre, temos de saber criar uma relação com ele.

Storytelling é mais do que simplesmente informar de algo.

Em alguns tipos de negócio, o principal produto pode ser a informação (caso do jornalismo), em todos os outros é mais certo que seja outra coisa qualquer.

Storytelling é mais persuasivo, por isso é que muitas vezes as histórias vendem muito mais do que simples factos.

Imagina que numa página de venda de um qualquer produto, estão descritas todas as características e aquilo que o produto pode fazer por ti.

Numa outra página de venda do concorrente, estão as histórias das pessoas que contam a sua experiência positiva com o produto, e como com este conseguiram alcançar X ou os ajudou em YZ.

Qual achas que tem mais poder persuasivo e, portanto, qual aquela que vai vender mais?

Podes apostar todas as tuas fichas que aquela página que melhor vai converter será a que tem as histórias de outras pessoas.

Porque é que o Storytelling é tão Importante

Conclusão

Gary Vee, um dos nomes mais sonantes e controversos do marketing do século XXI disse: “Allways and forever, our job is to tell our story”, em português “Sempre e para sempre, a nossa missão é contar a nossa história”.

Mas para contar uma história que desperte o querer saber mais, esta não pode ser única e exclusivamente sobre ti, mas sim sobre o contexto.

Isto quer dizer que tens de te envolver em assuntos quentes, notícias do momento.

Não tens necessariamente de expressar uma opinião se não quiseres, embora isso ajude a separar o trigo do joio e trazer para junto de ti e do teu negócio aqueles que se reveem nas tuas opiniões.

Alguém disse “Love me or hate me, there is no money in the midle”, na língua de Camões: “adora-me ou detesta-me, não existe dinheiro no meio”, o que significa que, se tentares agradar a todos, arriscas-te a não ter uma base sólida de seguidores ou fãs.

Aliás (como eu adoro citações…) Dan Kennedy, mestre do Direct Response Marketing e autor de vários livros sobre marketing e negócio da série “No BS Letter, diz que “se até ao final do dia não ofendeste ninguém, estás a fazer qualquer coisa de errado”…

Isto para te explicar que tens de te envolver no contexto em que o teu avatar está, porque é isso que vai funcionar a longo prazo no teu Storytelling.

Espero ter cumprido com o propósito deste artigo e que saias daqui esclarecido sobre o que é o Storytelling e porque é que este é tão importante no marketing do teu negócio.

Um grande abraço,
Marco

Marco Nogueira

Marco Nogueira

Apaixonado por Marketing Digital e E-Commerce, ajuda pequenas e médias empresas a lançar o seu e-commerce e alcançar resultados com marketing digital.

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Sobre mim...

Marco Nogueira Marketing Digital eCommerce Estratégia de Lançamentos webinar

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